terça-feira, 27 de setembro de 2011

Divulgação

15 Idéias para Divulgar o Clube

1. ExpoLEO

Quem não é visto não é lembrado! Isso é fato. Por isso, aproveite oportunidades como feiras, concursos e festas da comunidade. Neste ano, no mês de dezembro, teremos o ENEM sendo realizado justamente nos dias 5 e 6 de dezembro (o primeiro, Dia Mundial de LEO Clubes). Por que não se informar sobre os locais de prova, enviar um ofício para a direção da instituição e requisitar um espaço para fazer uma exposição sobre as ações de seu LEO Clube? Você pode mostrar troféus, medalhas, antigos uniformes, pins, certificados, fotos, anúncios de jornal…
2. Vista a Camisa

Uma das melhores formas de despertar curiosidade nas pessoas é portar uma camiseta do LEO ou um pin. Alguém sempre vai acabar perguntando “o que é?”. Aí surge a oportunidade de você estabelecer contatos, falar sobre os trabalhos que o Clube vem realizando e até mesmo convidar novos associados. Dia 4 de dezembro vai ter festa de Santa Bárbara e sua avó vai te carregar para ajudar? Ótimo! Vista a camisa do LEO! (Já notou como o integrantes do Grupo Shalom são facilmente identificáveis?). Lembre-se também que Lions e LEO são mundialmente conhecidos, e o simples hábito de utilizar um pin já livrou muita gente de apuros…
3. Shopping

A maioria dos LEO Clubes são organizados em cidades interioranas, que não possuem shopping centers.  Aqui em Criciúma, é muito comum que o pessoal com idade entre 13 e 18 anos se reúna no shopping com os amigos para bater um papo, fazer um lanche ou ir ao cinema (principalmente agora com “Lua Nova”, da série Crepúsculo, em cartaz =P). Uma boa pedida é estabelecer uma parceria com a administração e promover uma exposição com fotos de suas ações de serviço. Não esqueça de deixar um aviso com as datas e locais das reuniões, e alguma forma de contato.
4. Balcão de Informações no próximo projeto

Seu Clube está auxiliando a Secretaria de Saúde na campanha de vacinação? Que tal colocar uma mesa com informações no local do projeto para que o público saiba que o LEO é um dos parceiros?
5. Prepare uma lista de possíveis associados

Sempre que montar uma exposição sobre o LEO, balcão de informações ou algo nesse sentido, lembre da idéia de aplicar um livro de visitas. Peça informações básicas como nome, idade, telefone e e-mail. É interessante guardar esses contatos, e organizar uma lista de possíveis associados. Mantenham-nos informados (e-mail não custa nada) sobre suas campanhas e reuniões. Ações como esta costumam render frutos.
6. Faça publicidade no jornal local

Os jornais querem divulgar nossas atividades. Eles precisam de pauta! É só praticarmos o hábito de enviar informações sobre nossos projetos e campanhas. Posse de novos associados? Nova diretoria? Projetos? Não exite em mandar um e-mail para a redação ou dar um telefonema para aquele colunista que você conhece. Mostre que somos uma organização acessível e ativa!
7. Exposição em ponto de compra

Pense nos pontos comerciais que o público jovem costuma frequentar em sua cidade. Lanchonetes, sorveterias, cinemas, lojas de roupas… Pensou? Peça aos proprietários para deixarem o Clube colocar panfletos numa pratileira ou no balcão perto da saída, para que a comunidade tome conhecimento sobre seu Clube.
8. Rádio

As rádios, assim como os jornais, precisam de pauta. E elas, mais do que qualquer outro meio de comunicação convencional, são abertas à população e organizações voluntárias. Convide uma estação de rádio local para transmitir diretamente de um evento especial ou peça que a estação divulgue anúncios de utilidade pública sobre suas campanhas.
9. Vídeos intitucionais
Hoje, é muito mais fácil produzir um vídeo de qualidade. As máquinas fotográficas digitais tem resoluções cada vez melhores, e praticamente todas já possuem a função de filmagem. Você pode falar com aquele seu amigo geek (obcecado por tecnologia), e ele com certeza vai saber te dar todas as dicas sobre como editar um vídeo digital com o Movie Maker, Sony Vegas ou Adobe Premiere. Depois, é só criar uma conta no YouTube e disparar os links pela rede mundial de computadores!
10. Redes Sociais

Quem são os maiores utilizadores de redes sociais (Orkut, Facebook, MySpace, Twitter…)? Adolescentes! Eles estão sempre ligados nas novas tecnologias, e dificilmente passam um dia sem acessar suas contas em sites ou visitar blogs. Crie uma conta para seu Clube e comece a publicar conteúdo. Forneça a senha a outros companheiros. Fica mais fácil para compartilhar fotos, vídeos e manter tudo atualizado.
11. Escreva um blog
Ninguém mais precisa ser um expert em programação para desenvolver uma página web de qualidade. Uma boa pedida é criar uma conta aqui no WordPress (experiência própria: já utilizei as mais diversas ferramentas de blogs, e é a que reúne o maior número de funcionalidades com uma praticidade incrível – e o melhor, sem custo algum), e começar a postar. Utilize recursos de SEO (algumas dicas que fazem seu site ser mais facilmente reconhecido em buscadores como o Google), estabeleça parcerias com outros blogs e sites, e principalmente: mantenha-o atualizado.
12. Apresentações Pessoais

Ofereça-se para falar em eventos da comunidade e em outros fóruns que envolvam líderes comunitários e cidadãos interessados. Explique como os Leões e LEOs ajudam a comunidade e fale sobre os projetos de serviço que estão apoiando no momento.
13. Recrutamento individual

Na próxima reunião do Clube, dê um toque para aquele seu amigo que tem perfil para se tornar um associado LEO. Convide-o para participar da reunião ou de alguma campanha, sem compromisso. O máximo que você vai receber é um não.
14. Cartazes

Produza cartazes chamativos, com fotos que mostrem um pouco do nosso trabalho. Distribua em pontos estratégicos, como murais de colégios e terminais de ônibus (não faça feio: peça permissão antes). Informe também, no cartaz, sobre as reuniões e o contato de algum Companheiro.
15. Boletim do Clube

Envie uma edição especial do boletim do seu clube aos possíveis associados e autoridades locais. Uma medida econômica e ecologicamente correta é produzir documentos eletrônicos, em pdf, e enviar por e-mail.

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