Nossa Cidade

Nossa Cidade

Iguatu é um município brasileiro do estado do Ceará. Localizado na Centro-Sul do estado, configura-se como o principal pólo econômico da região. Foi, ao longo das décadas de 1960, 70 e 80, um importante centro produtor de algodão, chegando a cravar sucessivos recordes nacionais de produtividade da fibra. Hoje, as indústrias moveleira, de calçados e de serviços são os condutores da economia da cidade. Terra natal dos músicos e compositores Eleazar de Carvalho, Evaldo Gouveia e Humberto Teixeira; do bispo Mário Teixeira Gurgel.

Etimologia

O topônimo Iguatu vem da língua tapuia ig ou i (água) e catu (bom, boa) significado rio bom ou água boa. É uma alusão a grande lagoa, a maior do estado do Ceará, situada na parte leste da cidade.
Sua denominação original era Venda, depois Sitio Telha, Capela da Telha, Matriz da Telha, Povoação da Telha, Missão da Telha, Telha e desde 1883[6] chama-se Iguatu.

História

A localidade anteriormente abrigava uma aldeia de índios Quixelôs[7],[8]. A região era conhecida pelo nome de Telha, fazendo menção a uma grande lagoa de mesmo nome dos arredores, quando os jesuítas chegaram à região a partir de 1707. Depois de lutas de resistências por parte dos indígenas e rendição destes, estes colaboravam com os colonizadores.
Em 1831, povoado da Telha já se tornara tão grande e próspero que foi elevado a freguesia e sua elevação à categoria de Vila ocorreu na forma de Lei nº 553, de 27 de novembro de 1851,quando foi desmembrada do município de Icó e instalada a 25 de janeiro de 1853.Sua elevação à categoria de cidade ocorreu em virtude de Lei Provincial nº 1.612, de 21 de agosto de 1874.Logo após a proclamação da República em 1889, foi nomeado o seu primeiro intendente,Cel.Celso Ferreira Lima Verde.O primeiro prefeito municipal foi nomeado em 1914,Cel.José Adolfo de Oliveira. O segundo prefeito foi Eduardo de Lavor Paes Barreto - 1915 a 1917-. Um fato curioso na política local é que na primeira eleição para o cargo de prefeito por voto direto, em 1926, o segundo colocado assumiu o cargo a partir de 1 de dezembro.Concorreram ao cargo Dr. Manoel Carlos de Gouvêa(344 votos) e o industrial Otaviano Jaime de Alencar Benevides(542 votos),este considerado inelegível, assume o cargo Dr. Gouvêa até a data de 14 de agosto de 1928.
Iguatu destacou-se ao longo da história do Ceará por está ao lado da estrada das boiadas, e depois como importante centro produtor de algodão, mas o grande impulso econômico se deu com a expansão da Estrada de Ferro de Baturité até a cidade do Crato.A estação ferroviária de Iguatu foi inaugurada a 05 novembro de 1910.Isso resultou no impulso da economia local com a instalação de hotéis,usinas de beneficiamento de algodão e casas comerciais e a expansão do centro comercial.Com a estação, Iguatu tornou-se o centro econômico da região em detrimento de Icó.Somente a partir de 1910, com o fortalecimento da economia algodoeira a expansão urbana direciona-se para as proximidades da estação ferroviária.O progresso urbano foi tão significativo tanto que em 1925, foi inaugurado o Cine-Teatro Iguatu,considerado à época como o melhor prédio do gênero no interior do Ceará.O aformoseamento urbano verificava-se já pela existência de muitos palacetes e sobrados onde residiam as famílias ricas e influentes na sociedade, principalmente nas ruas Floriano Peixoto,João Pessoa, Epitácio Pessoa e no entorno da Praça da Matriz. Com a expansão da linha ferroviária até o município do Crato,inaugurada a 09 de novembro de 1926,Iguatu recebe um novo impulso na sua economia e nos aspectos cultural e social, pois a ferrovia permitiu a comunicação mais rápida com o Cariri, próspero e importante centro cultural, político e econômico do sul do Ceará.
No município de Iguatu são inauguradas quatro estações de trem (Sussuaruna, Iguatu, Juguaribe Mirim e Alencar)[9],[10],[11],[12], as quais consolidaram a base econômica do município. A estação foi a terminal da linha da EF Baturité até agosto de 1916, quando ela foi prolongada até Cedro, e no ano seguinte, até Lavras. Por isso, os habitantes de Lavras, mais ao sul, tinham de ir até Iguatu para embarcarem. Hoje é uma das estações operacionais da CFN, atual concessionária do trecho. Segundo Assis Lima, o prédio sofreu grande reforma em meados dos anos 1970, perdendo suas características originais.
Em 2009, a cidade viu o fim de uma das indústrias de beneficiamento do algodão(CIDAO), que certamente alimentaram os trens para Fortaleza, que transportavam o algodão e o óleo ali produzidos. Foi demolida para dar lugar a uma Universidade (é criado o Campus Avançado de Iguatu da Universidade Regional do Cariri). Seus trilhos e até vagões que existiam até novembro em seus depósitos foram sucateados. Em uma notícia do início de 2009, a afirmação de que o material ferroviário seria mantido ali: "Dentro do projeto feito pelo Dr. Campelo, está a idéia de deixar a linha férrea que passa dentro da área e dois vagões de trem estacionados dentro da CIDAO como forma histórica de preservação da memória das antigas edificações"[13].
Numa região onde os missionários católicos tentaram envangelizar os nativos, os índios, as primeiras manifestações de apoio eclesial provêm desse trabalho. Em 1746 iniciaram-se as obras da primitiva capela, orago que se dedicou a Nossa Senhora Santana, sendo concluída em 1775 e tendo como subordinante a Paróquia de São Mateus (Jucás). A freguesia, desmembrada da jurisdição anterior, provém do Decreto Provincial de 11 de outubro de 1831 e assentou-se em área central constante de 200x400 braças. Consta como seu primeiro vigário, no período compreendido entre 1832 e 1844, o padre Vicente José Ferreira.
No dia 28 de janeiro de 1961, o Papa João XXIII editou a bula "In apostolicis muneris" criando a Diocese de Iguatu.Sendo seu primeiro Bispo D.José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago,empossado a 4 de fevereiro de 1962.


Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água fazem parte da bacia do Alto Jaguaribe, sendo elas os rios Jaguaribe, Trussu; riachos como o Carnaúba, Antonico,da Serra e outros tantos. Existem ainda diversas lagoas, destacando-se a do Iguatu (a de maior acumulação d’água natural do estado) e Baú, Barro Alto, Bastiana, do Saco e da Telha. Os principais açudes são: do Governo (Marcio Ferandes), Orós e Trussu[16],[17].

Relevo e solos

As terras do município são de relevo suave, com formas ligeiramente entalhadas e altitudes entre 200 e 500 m, resultantes da superfície de aplainamento do Cenozóico; faz parte da denominada Depressão Sertaneja. Os solos são podzólicos, litólicos, solos aluviais e vertissolos[16]. As principais elevações são as serras: do Casquilho, do Esse, do Morais e do Mundo Novo[18].

Vegetação

A vegetação predominante é a caatinga arbustiva densa[16].

Subdivisão

O município é dividido em oito distritos: Iguatu (sede), Barreiras, Barro Alto, Baú, Gadelha, José de Alencar, Riacho Vermelho e Suassurana [6].

Economia

O município exerce papel de centro regional de comércio e serviços, oferecendo apoio para mais de 10 municípios da região onde se localiza. Sua economia é baseada na agricultura: algodão herbáceo e arbóreo, arroz, banana, feijão, milho; pecuária: bovino, suíno e avícola.
Além de diversas olarias, a base econômica mais antiga ainda encontram-se 70 indústrias: uma de mecânica, 05 metalúrgicas, 4 de madeiras, uma de borracha, uma química, 2 diversas, 10 do mobiliário, uma de couro e peles e produtos similares, 3 editorial e gráficas, 8 de produtos minerais não metálicos, 5 de serviços de construção, 31 de produtos alimentares, 5 de vestuário, calçados e artigos de tecidos, couro e peles.
O turismo de eventos tem sido incentivado na cidade, com realizações de grande porte, como 'Iguatu Natal de Luz', 'Iguatu Cidade da Criança' e conferências de entidades classistas, como a 'Convenção Anual do CDL'. Esses eventos vêm se somar à Expoiguatu (exposição agropecuária) e à Fenercsul (feira de negócios), que são importantes encontros setoriais realizados na cidade.

Infraestrutura

Educação

Transporte

Conta com uma rodoviária regional (Terminal Rodoviário Virgilio Távora),(Em construção), que oferece transporte para diversos destinos no estado e fora dele, uma linha férrea administrada pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), que se integrará à Rede Transnordestina, e o Aeroporto de Iguatu, Francisco Tomé da Frota, de propriedade do DER-CE, que atualmente é apenas utilizado por empresários da região, serviços postais e de emergência e táxí aéreo. O Aeroporto já recebeu vôos regulares ligando Iguatu a outras importantes cidades nordestinas e há planos no sentido de se viabilizar a volta desse tipo de ligação aérea, sobretudo com as cidades de Juazeiro do Norte e Fortaleza.

Cultura

O município tem diversas entidades e eventos culturais, sendo a principal a festa da padroeira Nossa Senhora de Sant'Ana em 26/07. Iguatu é também é palco de eventos culturais reconhecidos além fronteiras. Iguatu conta com uma escola de música e uma banda municipal, mas ainda fica muito a dever no incentivo à cultura musical, sobretudo por se tratar da cidade natal de três dos maiores nomes da música brasileira (além de inúmeros talentosos anônimos) e ser pólo de uma região que engloba a Orós de Raimundo Fagner, a Jucás de Dona Mazé do Bandolim e a Várzea Alegre de José Clementino, para ficar em poucos exemplos.Iguatu é o berço de Eleazar de Carvalho, maestro de projeção internacioal N.28/07/1912 e F. 12/09/1996 e Humberto Cavalcante Teixeira N.15/01/1915 e F.03/10/1979, grande músico,compositor nacionalmente conhecido como parceiro de Luiz Gonzaga.

Eventos culturais

Os principais eventos culturais são:
  • Festa da Padroeira - Nossa Senhora Santana - 26 de julho
  • Expoiguatu (exposição agropecuária municipal)
  • Fenercsul (Feira de Negócios da Região Centro-Sul)
  • Semana do Município - janeiro
  • Iguatu Festeiro (São João Fora de Época)
  • Iguatu Junino escolar(realizado em Junho)
  • Festival do Dia Mundial do Teatro - 27 de março
  • FEST JOVEM - Torneio de futebol
  • Iguatu Natal de Luz
  • Comemoração do dia 7 de Setembro dia da Idependência do Brasil.
  • Movimento LGBT. (Dia da Homoafetividade).
  • Expoleite. (Feira do leite da região centro sul- UPECE)

Museu

  • MIS - Museu da Imagem e do Som Alcântara Nogueira, que funciona anexo ao prédio do SESC Iguatu, com um acervo de vídeos, discos, fotos e recortes sobre a historia cultural e dos artistas de Iguatu e da região.
  • Museu de Arte Sacra, com projeto aprovado pela Câmara Municipal há mais de 20 anos, que deveria funcionar na antiga capela do Prado, vizinha à atual igreja.

Teatro

Iguatu tem um teatro bem equipado, com nome de 'Pedro Lima Verde' (talentoso ator e dramaturgo iguatuense morto precocemente), mantido pela prefeitura municipal e conta com companhias e grupos de teatro:
  • Companhia DAMTEAR
  • Companhia Ortaet de Teatro
  • Companhia Dupla Face de Teatro
  • Companhia Chacoalho Teatro de Bonecos
  • Grupo Metamorfose de Teatro
  • EVT Elo Vanguarda de Theatro (A palavra "Elo" substitui "Grupo", "Companhia", "CIA" ou "Trupe")
  • Grupo GETAP de Teatro.